Precisa saber matemática para aprender programação?

Eu já vi essa pergunta algumas vezes por aí, e vou dar a minha opinião aqui. Antes de mais nada, acho interessante as pessoas terem essa associação da matemática com a programação e faz muito sentido pensar dessa forma. Aliás, a matemática está presente no desenvolvimento das tecnologias de modo geral.

Essa pergunta pode ter três respostas: “sim”, “não” e “depende”, e antes de dar o meu veredicto, vou iniciar pela mais simples:

NÃO. Para aprender a programar não precisa saber matemática, equações de primeiro e segundo grau, seno e cosseno, conceitos de álgebra linear, etc… No dia a dia esses conceitos não são muito usados no desenvolvimento da maioria dos programas de computador e, se forem necessários, basta copiar códigos de algum lugar que tenha a solução dos cálculos para resolver o problema. (não concordo com essa resposta… vamos caminhando…)

SIM. É preciso saber matemática pois, como dito mais acima, o desenvolvimento de tecnologias está sempre fazendo uso de cálculos, sejam eles simples como uma regra de três, sejam mais avançados como encontrar os limites de uma equação de segundo grau. A qualquer momento será necessário utilizar cálculos para realizar alguma operação, e saber matemática é essencial para aplicar a fórmula correta na codificação de um programa. (concordo em partes, portanto…)

DEPENDE. “Mas depende do que, Rodrigo?”. Bom, depende da área de atuação. Quando falamos da área de programação, muitos podem não saber, mas o leque de opções para atuar nessa área é imenso. Vou citar apenas duas áreas da programação para internet para embasar essa minha conclusão: “frontend” e “backend”.

Se você não sabe o que esses dois termos significam, não tem problema. Vou apenas me deter a exemplificar a possível necessidade ou não da matemática em ambos, e de uma forma um tanto quanto simplista.

O profissional que atua no “frontend”, via de regra, estará atuando na parte visual de uma página da internet. Ele está mais preocupado em deixar as informações mais acessíveis aos visitantes daquele site, em como os usuários irão encontrar o que procuram, bem como na disposição de imagens e textos da página para que a navegação seja a melhor possível. Dessa forma, não é necessário o uso de muitos cálculos, por assim dizer, a não ser os mais básicos quando tratamos do tamanho em porcentagem dos quadros do site, por exemplo. Nem sempre o profissional que atua no “frontend” precisa realmente ter um conhecimento mais profundo de cálculos mais complexos.

Quem estiver atuando no “backend” possivelmente poderá estar mais exposto a utilizar cálculos mais complexos, mas também depende do tipo de sistema que ele estiver desenvolvendo. Como exemplo, digamos que uma pessoa está cuidando de um sistema que seja responsável por ler as informações da área financeira de uma empresa e montar diversos tipos de relatórios de receitas e despesas, fazendo as relações entre os resultados. Essa pessoa deverá ter alguns conhecimentos de alguns tipos cálculos para aplicar de forma correta e exibir os resultados aos diretores, a fim de ajuda-los na tomada de decisões.

Com base nessas questões acima, eu chego à seguinte conclusão: não é necessariamente verdade que precisa saber matemática, mas é bom ter uma base, pelo menos de cálculos básicos para saber onde aplicá-los, pois isso dará vantagens ao programador enquanto desenvolve as rotinas de um sistema.

Provavelmente voltarei a escrever sobre isso mais adiante, mas como uma pequena introdução sobre o assunto, irei parar por aqui. Se puder deixe a sua opinião comentando essa postagem e se preferir pode me escrever ou me encontrar nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *