Você é um bom cliente?

Um dos focos das empresas está em como lidar bem com os clientes, como fidelizá-los ao produto/serviço, como atendê-los da melhor forma. Isso é essencial. Porém, já me peguei pensando do outro lado: eu, como cliente, estou sendo visto de que maneira por aqueles que me prestam serviços? Como estou sendo interpretado por aqueles que me vendem produtos? Gostaria de refletir poucos minutos nessa questão.

Eu, como cliente, preciso saber como mostrar a minha necessidade ao meu fornecedor de uma maneira clara, de forma que ele me entenda, sendo um tanto flexível a alterações que ele possa me sugerir. Pode ocorrer de eu estar sendo levado pela emoção de querer algo que não possa ser suprido da forma que estou pensando. Para esses casos o fornecedor deve saber até onde é possível chegar, e o que ele deverá fazer para suprir a minha necessidade.

Outra questão que gostaria de pensar é no tempo de entrega. É muito fácil perguntar: “tá, mas quando ficará pronto?”, e logo depois soltar um “sério? Todo esse tempo só pra fazer isso?”, afinal, “se estou pagando, eu quero!” É fácil ser cliente, mas saber reconhecer que quem está do outro lado da mesa são pessoas, e que seu trabalho às vezes depende de outras pessoas, de processos, e às vezes até do clima que precisa estar favorável para suprir a minha necessidade, aí está a questão a ser refletida aqui.

Já ouvi de fornecedores que se recusaram a atender certos clientes pelo fato de não serem bons clientes, seja por motivo de mau pagamento, seja por atitudes que atrapalham o próprio desenvolvimento da solução proposta! Como cliente, eu posso escolher meu fornecedor. Mas ser recusado por um fornecedor por esses motivos?

Saber como lidar com os fornecedores, reconhecendo que também enfrentam diversas dificuldades no desenvolvimento da solução que esperamos pode diminuir a tensão das pessoas envolvidas no processo. Assim como eu comentei no texto “para quem você trabalha?”, estamos lidando com pessoas. Quem irá desenvolver a solução para me atender são pessoas, e essas, assim como nós, enfrentam dificuldades de diversas formas.

Como eu vejo meus clientes? Como trato meus clientes? Procuramos sempre estar um passo à frente para atender suas necessidades, dar a devida atenção, mostrar responsabilidade e seriedade na prestação de serviço, entregar a solução no tempo determinado e na qualidade aceitável. Tudo isso é importante. Quando recebemos um feedback positivo de nossos serviços, ficamos satisfeitos.

Como clientes, estamos dispostos a facilitar as coisas para que nossos fornecedores possam nos atender? Estamos contribuindo para que eles consigam desempenhar bem seus serviços? Ou será que estamos atrapalhando? Podemos ser os responsáveis diretos pelo atraso das entregas.

Já vi muitos prestadores de serviços relatando atitudes que seus clientes tiveram que acabaram sendo eles mesmos os responsáveis pelo serviço/produto não ter atendido suas necessidades, atrasando mais do que deveria, desgastando a relação de cliente/fornecedor, e até levando isso para o lado pessoal, rompendo relações pessoais por causa de atitudes de clientes que não souberam ser colaboradores de seus fornecedores.

Vamos facilitar para os nossos fornecedores. Quem irá ganhar com um bom atendimento deles somos nós mesmos. De repente até garantir um desconto nas próximas solicitações!

Alguns pontos onde podemos refletir:
– Analisar o que realmente eu preciso, procurando pensar em possíveis detalhes na implementação do produto/serviço;
– Passar detalhes do que eu quero, para que o fornecedor tenha realmente a visão de como ele poderá agir e dos recursos necessários para me atender;
– Cobrar um prazo, sim, mas tendo em vista que, dependendo da situação, poderá atrasar, ainda mais se for o caso de algum recurso necessário estar vindo de um outro fornecedor;
– Estar disposto a ouvir sugestões dos fornecedores, para ter um ponto de vista diferente, uma segunda opinião do que eu estava pensando;
– Procurar estar sempre disponível para ser consultado sobre detalhes do serviço/produto durante seu desenvolvimento. Isso facilita para não atrasar a entrega do mesmo, e para que a solução seja feita da melhor maneira possível para em atender.

Procurei pensar um pouco sobre o nosso lado como cliente. Existem muitas formas de como antender bem, mas será que já paramos para pensar se estamos facilitando as coisas para quem nos atende? Fica aqui minha reflexão.

Existem mais questões a serem abordadas sobre esse assunto. Deixarei para uma próxima oportunidade. Enquanto isso, conto com as suas sujestões e comentários. Concorda? Discorda? Por favor, me deixe saber.

Obrigado.

1 comentário

  1. Olá, gostaria de conversar contigo para oferecer dois meses gratuitos de entrevistas e publicações em jornais digitais sobre o teu negócio. Publicamos em jornais de alta autoridade com alcance nacional, garantindo uma presença significativa. Isso ajudará a aprimorar as análises, opiniões e reputação online do seu negócio, além de elevar o posicionamento na web para atingir os primeiros resultados nos motores de busca. Se confirmar um número de telefone, posso entrar em contato para explicar como utilizar esses meses gratuitos. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *