Você se importa com o tempo dos outros?

Pergunto isso para levantar uma pequena reflexão sobre uma forma de economizar tempo das pessoas, ou pelo menos não tomar tanto tempo assim delas, no que diz respeito à nossa comunicação.

É fácil perceber quando alguém está demorando para nos responder, ou quando estamos dependentes do retorno de alguém sobre alguma questão. Facilmente nos vemos perdendo tempo, atrasando outros compromissos que estão na sequência. É muito fácil olhar para os outros como nossos “servos” (entre aspas mesmo, para não soar pesado), como nossos devedores, como pessoas que devem nos suprir em alguma situação.

Porém, é mais difícil nos atentarmos que, possivelmente, as outras pessoas nos percebem dessa mesma forma: como alguém que está devendo algo a elas.

Falando sobre o tempo, de uma forma geral, sabemos que é algo muito importante, pois ele só avança e não volta, é algo finito. Vai acabar! O meu, o seu e o das outras pessoas também. Mas nesta reflexão eu não pretendo ir tão fundo assim nessa questão, apenas pensar em como podemos ajudar as pessoas no dia a dia mesmo, em pequenas atitudes.

Ao escrever um e-mail ou uma mensagem instantânea, você tem o costume de escrever de forma simples, resumida, sucinta? E depois que terminou de escrever, você lê novamente para saber se pode melhorar a sua forma de se expressar, retirando e/ou alterando alguma coisa? Você pretende deixar a comunicação fácil, para que não haja mau entendido ou uma necessidade de ampliar a explicação por falta de clareza?

Nesse caso não só a comunicação melhora, como a pessoa que receberá a sua mensagem levará um tempo menor para entender o recado que você quer passar, além de entender a mensagem já no primeiro momento, sem ter que pedir maiores explicações.

Escrever de forma sucinta é um treino, e precisamos ter a atitude de querer fazer isso. Normalmente estamos acostumados a escrever e enviar nossas mensagens sem parar um pouco para pensar em melhorá-las.

A comunicação clara, sucinta e direta é algo a ser alcançado. Não é algo que todos já temos por padrão. É preciso ter a ação de querer melhorar. Existem palavras que, se colocadas corretamente dentro do contexto, poderão resumir uma frase inteira.

Enfim, não quero tomar mais do seu precioso tempo. Só espero que essa pequena reflexão seja útil em alguma coisa para você que chegou até aqui.

Se possível, por favor, deixe um comentário abaixo.

Muito obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *