O show da Luna – analogias

Quem tem filhos vez ou outra acaba vendo alguns desenhos animados que seus pequenos estão assistindo, seja na tv ou nos canais de vídeos. Talvez a maioria deles sejam tão simples que não nos chamem a atenção.

Um certo dia eu estava acompanhando meu filho vendo o desenho “O show da Luna”, uma animação brasileira muito competente e ótima, não só para o público infantil, mas também para os adolescentes. Já havia assistido vários episódios até que me veio o “estalo” que me fez refletir e escrever esse texto.

Se você ainda não conhece o desenho, sugiro que veja pelo menos um episódio para ter uma ideia do que se trata. Eles não têm uma conexão entre si, e cada um é uma descoberta à parte.

Irei resumir brevemente o mote da animação: Luna, uma menina de 6 anos de idade, alegre e curiosa, vive descobrindo coisas novas com seu irmão Júpiter e seu animalzinho de estimação, um furão chamado Cláudio. Quando eles se deparam com um questionamento, fazem o possível para saber a resposta e, indo em um “mundo dos sonhos” (onde até o furão Cláudio fala e interage com eles), acabam descobrindo a resposta e, depois de voltar dessa imaginação, apresentam a resposta a seus pais.

Maiores detalhes podem ser encontrados no artigo da wikipedia da série: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Show_da_Luna!

Pois bem. Enquanto eu assistia O Show da Luna com meu filho, pensei em uma analogia que podemos fazer com um processo de aprendizado mais efetivo quando estamos estudando algo. Irei enumerar abaixo os pontos de acordo com a sequência que ocorre nos episódios da animação:

1 – Curiosidade. Tanto a Luna quanto seu irmão Júpiter são muito curiosos, e quando se colocam diante de uma pergunta, querem a todo custo buscar a resposta. Essa curiosidade deve nos mover a descobrir coisas novas sempre que nos depararmos com alguma coisa que ainda não saibamos. Normalmente estamos sempre com nossos smartphones na mão para consultar sobre algum assunto que nos chame a atenção.

2 – Buscar a resposta no lugar certo. Os personagens usam a imaginação para ir ao lugar de pesquisa e conversar com quem pode dar essa resposta. É importante termos alguns sites guardados para eventuais consultas sobre assuntos que possam ser do nosso interesse, e também saber a melhor maneira de buscar um termo ou expressão em sites de busca. Outra dica é buscar em inglês primeiro, pois na grande maioria das vezes, será mais fácil encontrar um conteúdo mais completo em inglês.

3 – Procurar interagir de alguma forma com o conteúdo. Enquanto Luna e seus companheiros estão no mundo da imaginação, eles se transformam para buscar a resposta, procurar viver naquele mundo que está sendo pesquisado. Da mesma forma, quando formos aprender algo, é interessante que procuremos interagir com o conteúdo, seja escrevendo à mão, fazendo algo com o mesmo, criando um projeto, ou seja, tentando vivenciar aquilo da melhor maneira possível, até compondo uma música sobre o assunto (no desenho eles fazem isso). Nessa hora a criatividade pode ajudar a trazer o conteúdo o mais perto possível, de forma que possamos encaixá-lo em nosso contexto.

4 – Passar o conteúdo para alguém. Ao voltarem do mundo da imaginação, nossos amigos passam o conhecimento adquirido aos seus pais, mostrando o que conseguiram aprender. Isso é algo que sempre ouvimos: conseguimos aprender muito mais alguma coisa quando ensinamos outra pessoa, pois o conhecimento torna-se mais sólido para nós e nos desafia a realmente saber a ponto de poder transmitir o que assimilamos. Sempre que possível, procure passar adiante o que aprendeu. Se não puder, grave um vídeo ou um áudio como se estivesse explicando aquilo para alguém, ouça a sua própria voz falando sobre o assunto. O importante é a sua mente trabalhar para explicar o conteúdo de maneira que alguém possa entender.

Enfim, é muito legal poder criar essas analogias com coisas simples do nosso dia a dia. O Show da Luna é um desenho ótimo, sem apelações, sem malícias, que ensinam muitas coisas relacionadas ao nosso cotidiano.

No mais, espero que eu tenha conseguido passar com clareza nesse texto o que eu percebi do desenho e as analogias com a nossa vida de estudos.

Se possível, por favor, deixe um comentário com as suas impressões. E obrigado pela atenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *