Você está competindo com o seu verdadeiro adversário?

(Texto publicado primeiramente no LinkedIn em 15 de Abril de 2019)

É comum olharmos para os nossos colegas de trabalho/profissão como competidores, mesmo que essa competição aconteça de forma “velada”.

Sempre que estamos à procura de uma vaga de emprego, por exemplo, nos deparamos com vários concorrentes e quem vai definir o “vencedor” será a empresa que está contratando, levando em consideração as habilidades e capacidades de cada candidato.

Somos levados, o tempo todo, a vermos as pessoas ao nosso redor como competidores, adversários, alguém que está concorrendo conosco em alguma área, seja no trabalho, no trânsito, na fila do banco, etc, e precisamos ser sempre melhor que esses adversários.

Porém, o que não percebemos é que estamos olhando para os nossos adversários secundários, que encontramos vez ou outra. O nosso verdadeiro adversário não está ao nosso redor, não está competindo em um primeiro momento por cargo, salário, espaço, projeto, ou qualquer que seja.

Eis a pergunta: “Quem é o meu verdadeiro adversário?”

Você já olhou para o seu “eu” de ontem? Como você se vê em relação a ele? Como você está hoje em relação a ontem? Será que você, hoje, está um passo à frente do que você estava ontem? O que você aprendeu, percebeu, reconheceu hoje que o faz uma pessoa melhor e mais superior ao seu “eu” de ontem?

Nosso verdadeiro adversário somos nós mesmos, e a cada dia temos esse desafio de subir um degrau por dia para superar a pessoa que fomos ontem, seja em conhecimento técnico, pessoal, sentimentos e opiniões mais maduras e também no tratar com os que estão à nossa volta.

Reconheça o seu verdadeiro adversário, aquele que tem o poder de te ajudar a superá-lo, e busque a cada dia se superar. Pessoas que estão ao seu redor podem até ser seus adversários em algum momento da sua caminhada pessoal/profissional, porém o seu verdadeiro adversário está com você o tempo todo, 24 horas por dia, e ele tem o poder te te fazer desistir de alguns projetos que você tem, de te fazer pensar que não pode aprender certos assuntos. Você já ouviu falar na “síndrome do impostor“?

Aproveite melhor todo o tempo que você tiver para superar esse adversário, sendo superior a ele dia após dia, buscando conhecimento e crescimento em todas as áreas da sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *