Por que escrever ao invés de fazer vídeos?

Sites como Youtube e Vimeo, por exemplo, estão em alta e o consumo de vídeos está sempre elevado. Já faz um certo tempo que a onda dos blogs passou e hoje em dia, quando alguém decide publicar algum tipo de conteúdo, escolhe alguma plataforma que tenha um apelo mais visual, em forma de fotos e/ou vídeos.

A pergunta que eu fiz no título quero responder de maneira rápida e direta: eu prefiro publicar meu conteúdo em forma de textos para selecionar um público que ainda esteja disposto a ler, além de deixar esse público escolher a forma e a velocidade com que farão isso, tendo o controle de como irão consumir o conteúdo. Explico:

Quando vemos um vídeo, por mais que se possa acelerar sua reprodução, quem está ditando a velocidade de consumo do conteúdo é o próprio vídeo, ou seja, a edição que foi feita está ditando a forma do mesmo poder ser consumido. Quem está assistindo torna-se um consumidor passivo do material que foi produzido.

Ao lermos um texto, agimos de forma ativa na velocidade de consumo do conteúdo, ficando mais livres para voltar algumas linhas acima em busca de um melhor entendimento do mesmo, ou até avançar para um ponto que chame mais a atenção.

Além disso, mesmo que o texto seja mais extenso, com vários parágrafos, estamos diante do conteúdo completo, totalmente exposto e podemos controlar o nosso fluxo de leitura da maneira que preferirmos.

Torna-se mais fácil, também, a marcação do conteúdo, no todo ou em parte, podendo ser compartilhado ou guardado de uma forma mais simples, separado para reflexão ou consulta posterior.

E você, que chegou até aqui, o que acha disso? Já havia refletido sobre isso?
Se quiser pode deixar um comentário ou me procurar para expor suas impressões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *