Onde estou? E onde quero chegar?

(publicado originalmente no LinkedIn em 06 de Agosto de 2019)

Você está trabalhando em um setor de uma empresa e sabe que não é seu objetivo final, por isso está sempre atento a uma possível vaga para outro setor onde pretende ir. Até aqui nenhum problema.

O que gostaria de propor como reflexão é: “o quão comprometido você é com a sua função atual?”.

A motivação que você tem em estar trabalhando em algo que não é seu objetivo final pode ser muito afetada se você não perceber que precisa estar comprometido(a) com seu desempenho e com a entrega dos resultados para a empresa. Mesmo que você não esteja onde gostaria de estar, isso não deve ser um agente desmotivador que atinja negativamente a sua produtividade, e acredito que fazer esse “exercício de autoavaliação” diariamente pode te ajudar a manter-se motivado(a) a cumprir seus objetivos atuais, mesmo focando no próximo degrau na sua carreira.

É importante ter um objetivo claro, enxergar o próximo passo a ser dado profissionalmente, mas tomar o cuidado para não deixar de atender as necessidades atuais de onde se encontra é ainda mais importante. Estando firmado na sua atual posição poderá lhe fornecer uma segurança e te ajudar a buscar estudos e conhecimentos necessários para progredir. Se você é consciente de estar desempenhando um bom papel na sua atual posição, estará despreocupado em horas livres para buscar ferramentas que lhe ajudarão a estar preparado(a) quando uma oportunidade nova surgir.

Se você estiver pensando sempre em dar um próximo passo, como poderá se comprometer a entregar os resultados onde está atualmente? A sua produtividade pode ser prejudicada caso a sua mente não esteja focada em seus desafios diários em sua atual posição.

E quando “chegar lá”, quem garante que estará totalmente comprometido com os resultados que a próxima função exigirá?

Proponho essa reflexão: comprometa-se em entregar os resultados na sua atual função e mantenha-se motivado(a). Se conseguir agir assim, quando for possível subir o próximo degrau, esse mindset irá te acompanhar e você conseguirá entregar os resultados necessários que serão exigidos de você, mesmo que ainda tenha outros objetivos após aquele.

“O que posso fazer de melhor aqui, onde me encontro, fazendo o que faço?”

Olhe para frente, mas não se esqueça de olhar para baixo e saber exatamente onde está antes de querer avançar. Tenha uma base firme onde está e isso irá te acompanhar pelos próximos passos a serem dados na sua carreira.

Alguma sugestão ou crítica sobre o assunto? Me escreva, ou deixe seu comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *